AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR
Os mais importantes eventos que acontecem nos próximos dias estão aqui. Confira.
CAMPANHA DA COMUNIDADE JUDAICA PARA ARRECADAR AGASALHOS EM HIGIENÓPOLIS
Jovens que participaram da Campanha do Agasalho em 2018
No domingo, 16 de junho de 2019, a partir das 10h, cerca de 300 jovens da comunidade judaica vão colocar em prática um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká, justiça social. Eles vão participar da Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos no bairro de Higienópolis, promovida pela Área de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, que acontece pelo 19º ano consecutivo e que neste ano terá como tema “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo”. O evento contará com a presença de Filipe Sabará, presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
A partir das 10h, haverá uma concentração na Praça Vilaboim de onde os participantes sairão para percorrer o bairro, em quatro caminhões e carros de som. Também neste local acontecerá o “Drive Thru da Cidadania”, já tradicional entre os moradores do bairro, que passam pela Praça e “arremessam” seus agasalhos nas caixas de coleta.
“Participo da campanha como voluntário desde que ela começou. Na época com mais ou menos 10 anos. Hoje como organizador é um privilégio ver como um projeto tão importante para a comunidade e para a cidade de São Paulo se mantém, e ver que os jovens seguem engajados com a causa. Não é fácil manter mais de 300 jovens em ação a cada ano, mas é bonito ver as novas gerações preocupadas em ajudar o próximo e fazer o bem para quem precisa”, destacou Henry Gherson, assessor executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo.
Além da coleta nas ruas, a Federação Israelita também promove a arrecadação em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais, que juntos perfazem cerca de 30 postos de coleta. Todos os agasalhos arrecadados serão entregues diretamente às instituições cadastradas no Governo do Estado.
Segundo o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel, “Esse é um dever que a comunidade judaica tem para com a comunidade maior, além de reforçar um dos preceitos mais importantes do judaísmo, que é a ajuda ao próximo”.
A Federação Israelita do Estado de São Paulo é parceira oficial da Campanha do Agasalho junto ao Governo do Estado de São Paulo e a outras empresas do setor privado. A Mega – Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis também conta com apoio da Unibes e do Conselho Juvenil Judaico Sionista.
SOCIEDADE SINAGOGA ISRAELITA DA LAPA – CABALAT SHABAT
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CORAL DA HEBRAICA DE SP COM A REGENCIA DE LEÓN HALEGUA
Você também está convidado para o Cabalat Shabat, no próximo dia 07 DE JUNHO DE 2019, as 19:45 hs. no “SHILL DA LAPA”. Os serviços serão conduzidos pelo Chazan Alexandre Schinazi -, acompanhado pelo Coral Shill da Lapa .
Ao final dos serviços, será servido um Kidush.
INFORMAÇÕES: Sr. ISAAC LIBERMAN: 3831-1244 // DAVID: 2905-1522/ 99656-0022 – NILTON: 99477-8524 – DALIA: 97687-1714 DANIEL(serviço religioso):99293-0077 – CLEIDE: 99948-3086 – ELIEZER: (11)97340-2457
ENDEREÇO: R. GEORGE SMITH, 185 SP CAPITAL CEP: 05074-010 LAPA
Sociedade Sinagoga Israelita da Lapa
FUNDADA EM 12 DE OUTUBRO DE 1941
VIRADA CULTURAL JUDAICA ACONTECE NO DIA 08 DE JUNHO NA CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA (CIP)
Com o tema Diversidade, evento gratuito e aberto ao público terá palestra do cineasta Cao Hamburger e apresentação musical de Manu Lafer & Mateus Aleluia
O Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizam, no sábado, 08 de junho, a partir das 20h, o “XII Ticun – Virada Cultural Judaica”, para marcar a festividade de Shavuot, que comemora a entrega da Torá durante a travessia no deserto após a saída da escravidão no Egito. Há séculos costumava-se representar esse ato de recebimento virando a noite estudando a Torá, como forma de contribuir para o aprimoramento no mundo.
O evento, que é gratuito e aberto ao público acontece na Congregação Israelita Paulista (Rua Antônio Carlos, 653) e terá como tema Diversidade – Diálogos do judaísmo com a atualidade: aprender, desaprender e reaprender e contará uma rica programação que seguirá durante a madrugada, com espetáculo de dança, show musical, palestra, debate, workshop e apresentação artística.
Um dos destaques da programação será a palestra do cineasta, roteirista e produtor de cinema e TV, Cao Hamburguer, que acontecerá às 21h, com o tema “Viva a diversidade, na arte, na sociedade e no judaísmo”. Entre suas maiores criações estão o “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Malhação – Viva a Diferença”, premiada em 2019 pelo Emmy Kids Awards. No cinema, ele dirigiu o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008.
Manu Lafer & Mateus Aleluia prometem contagiar o público a partir das 0h, com o show musical “Brasileiro, afro e Judaico”. Manu Lafer é cantor e compositor, tem um trabalho autoral de música brasileira e judaica. Mateus Aleluia foi integrante do grupo Os Tincoãs e também possui um trabalho autoral, porém de cunho místico. Juntos vão apresentar cantos de suas tradições.
Além de expoentes da comunidade judaica e personalidades de renome, a “Virada Cultural Judaica” contará com a participação de diversos professores da USP. Para que a experiência seja mais agregadora e acessível, haverá uma intérprete de libras por sinais durante o evento.
A Congregação Israelita Paulista vem realizando as viradas culturais judaicas (ticunim) por mais de uma década. Neles participaram personalidades da política, das artes, das letras, da psicologia, da filosofia, da medicina e dos esportes, além, é claro, das religiões, frente a um público de mais de 700 pessoas.
Nas últimas décadas, em cidades como New York, Los Angeles, Tel Aviv, Jerusalém e Buenos Aires foi renovada a antiga tradição, especialmente em contextos liberais, entendendo a virada do estudo da Torá como algo mais amplo: o diálogo entre o judaísmo e a atualidade. Acredita-se que é a traves de um estudo renovado e atualizado do judaísmo como um todo que realmente é possível receber sua sempre relevante contribuição.
“Para este ano a proposta é um modelo de troca mais democratizado e ampliado. Queremos contar com uma ampla participação de oradores de tipos e temas variados, com expoentes de nossa comunidade e também com personalidades de renome. O eixo temático é Diversidade, onde cabem os mais variados temas como ética, poder, gênero, sexualidade, religião, espiritualidade, educação e cultura”, destacou o rabino da CIP Dr. Ruben Sternschein.
67º ANIVERSÁRIO DO CLUBE DAS VOVÓS LOTTE PINKUSS
CENTRO NOVO HORIZONTE E A MOMMY AND ME